terça-feira, setembro 16, 2003

ORGASMOS 7


(Ilustração: Ivan Suarez)

João Garcia é um dos trovadores mais prolíficos e originais do Cancioneiro galego-português. Foi cavaleiro e frequentou a corte de Afonso III. Em grande parte das suas canções, João Garcia deixa transparecer, com um alegre impudor, a obsessão que sente pela mulher do jogral Martim. São duas dessas canções que são aqui apresentadas.

Martim jogral, que defeita,
sempre convosco se deita
vossa mulher!

Vedes-me andar suspirando;
e vós deitado, gozando
vossa mulher!

Do meu mal não vos doeis;
morro eu e vós fodeis
vossa mulher!


Cantiga de Mal Dizer

Nunca tal pulhice vi
como esta que um infanção
me faz; com indignação
a todos dizer ouvi.
O infanção, quando quer,
vai para a cama com a mulher
e nem se lembra de mim.

Nunca receio terá
de mim, que vota ao desdém.
À mulher, a quem quer bem,
sempre filhos lhe fará;
e seus, com desplante diz,
serem os três filhos que fiz.
Leve o demo o que me dá!

Folga ele e penso eu.
Não sei de dor semelhante;
deita-se com a minha amante
no leito que diz que é seu
e fica a dormir em paz.
E se filho ou filha faz
não reconhece que é meu.

Sem comentários: